Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

segunda-feira, 26 de março de 2012

Novos testes comprovam falhas em internet gratuita de João Pessoa


TV Cabo Branco visitou locais onde Jampa Digital deveria funcionar.
Problema no projeto foi mostrado em reportagem do Fantástico.

Do G1 PB

Uma dia após o Fantástico veicular reportagem constatando falhas no projeto que deveria oferecer internet gratuita e sem fio em João Pessoa, a reportagem da TV Cabo Branco esteve em locais onde o Jampa Digital deveria funcionar para fazer testes de conexão (veja no vídeo ao lado). Na manhã desta segunda (26) três pontos foram visitados, em um a internet funcionou, em outro não e no terceiro a conexão só foi possível em um aparelho celular.

O primeiro ponto visitado foi o busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, onde o projeto foi lançado. Fazendo uso de um computador portátil, a reportagem tentou usar a internet por meio do serviço gratuito. Foi identificada a existência da rede Jampa Digital, em seguida foi solicitada a entrada na rede, mas depois de um tempo tentando estabelecer a conexão, uma mensagem informou que ela não tinha sido bem sucedida.
 
A dona de casa Célia Maria Saraiva disse que nunca tentou fazer uso da Jampa Digital, mas sua filha tentou e não conseguiu. “Eu estava junto com ela. Ela tentou porque tinham falado para ela que tinha o acesso na praia, mas não conseguiu”, disse à reportagem. O mesmo foi informado pelo agente administrativo Antônio Vicente Gomes. “Tentei mais de uma vez e não consegui”, afirmou.

Na praça do Coqueiral, em Mangabeira, segundo ponto visitado pela TV Cabo Branco, foi possível fazer a conexão. Apesar disso pessoas que passavam pelo local disseram à reportagem que tinham dificuldade em usar o Jampa Digital. O estudante Pedro Henrique da Silva disse que já havia tentado várias vezes e nunca conseguiu acessar.

Já na praça Bela, no bairro do Funcionários, o problema identificado foi diferente. A reportagem não conseguiu estabelecer uma conexão com o computador, mas o acesso foi possível conectando um telefone celular.

Em nota divulgada nesta segunda, a prefeitura informou que o Jampa Digital está instalado e funciona normalmente nas praças do Ponto de Cem Reis, no Centro; Soares Madruga, no Valentina; além das visitadas pela reportagem Coqueiral e Bela. Ela admitiu apenas que há problemas de conectividade no trecho entre a praia de Tambaú e a Estação Cabo Branco, devido a falhas em um dos equipamentos, que foi encaminhado ao fabricante, pois ainda está na garantia.

A administração municipal disse que houve um corte de R$ 22,3 milhões em recursos que seriam enviados pelo Governo Federal, o que teria provocado mudanças no projeto e o atraso na instalação do programa em sua totalidade. A prefeitura também disse que o prazo para a conclusão do Jampa Digital é o dia 1º de outubro deste ano, segundo convênio firmado com o Ministério da Ciência e Tecnologia
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso Portal