Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

sábado, 15 de dezembro de 2018

PIB de Pitimbu foi o que mais cresceu na Paraíba e cidade saiu do 45º lugar para 22º


A cidade de Pitimbu, no Litoral Sul da Paraíba e São José de Espinharas, no Sertão, registraram as maiores variações no Produto Interno Bruto (PIB) entre os municípios paraibanos em 2016, na comparação com 2015. No mesmo ano em que o PIB do Brasil recuou 3,6%, a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em Pitimbu cresceu 79,6% e, em São José de Espinharas, 61,4%. Os dados foram divulgados, ontem, 14 de dezembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O economista Pedro Dantas, secretário executivo da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), explicou que a economia de Pitimbu cresceu em decorrências ao aumento da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “A gestão municipal realizou um trabalho eficiente no controle e acompanhamento das mercadorias produzidas no território em 2016, conseguindo, assim, aumentar a arrecadação do imposto”, destacou.
Com isso, Pitimbu passou do 45º lugar, em 2015, com um PIB de R$ 153 mil, para a 22ª colocação, em 2016, elevando a soma da economia para R$ 275 mil.
O Prefeito Leonardo Barbalho comemorou o resultado.  “Nós superamos todos os desafios. Confirmando aquilo que nós dizíamos, vale a pena investir em Pitimbu que mesmo na crise cresceu. Investimos em todas as áreas, dedicamos nossas vidas a essa gestão é o resultado e o reconhecimento através de números oficiais
Pitimbu é a primeira praia da Paraíba, inicia na desembocadura do Rio Goiana, na Pontinha em Acaú, termina em Praia Bela e com 27 km ostenta, inclusive, maior extensão que a da orla da Capital.
Segundo Dantas, já a cidade de São José de Espinharas foi beneficiada, em 2016, por créditos decorrentes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). “A gestão municipal havia movido uma ação na justiça, cobrando recursos relativos ao Fundef, e o dinheiro foi liberado naquele ano. Ou seja, estamos falando de uma
Outras sete cidades da Paraíba apresentaram uma variação expressiva no PIB em 2016: Salga- do de São Félix (+23,7%), Prata (+23%), Santa Terezinha (+22%), Caldas Brandão (21,7%), Zabe- lê (+20,7%), São José do Bonfim (+20,5%) e Alhandra (20%).
“Apesar do resultado do Brasil em 2016, os municípios da Paraíba conseguiram dá uma guinada no crescimento econômico dentro de um estado que sempre viveu aquém da economia nacional”, ressaltou o secretario executivo da Famup.

Portal do Litoral com Famup e Jornal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso Portal