Total de visualizações de página

Horario de Brasilia

PITIMBU NOTÍCIA

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Governo quer reduzir pela metade o preço do gás de cozinha, diz Guedes


O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse, na tarde desta terça-feira (9/4), que o preço do gás de cozinha vai cair pela metade em até dois anos. As declarações foram dadas durante a XXII Marcha a Brasília e Defesa dos Municípios, que ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Segundo o ministro, o barateamento ocorrerá dentro do plano do governo em “choque de energia barata”. 

O discurso ocorreu quando Guedes citava que era preciso derrubar o monopólio em todos os setores. Ele também criticou que a Petrobrás é a única que controla o petróleo no Brasil e, mesmo assim, “quebrou” nos últimos anos. “Daqui a dois anos, o botijão de gás vai chegar pela metade do preço à casa do trabalhador brasileiro”, prometeu Guedes. Os prefeitos e autoridades que estavam presentes aplaudiram o ministro. 

Guedes lembrou que o BTU — unidade de gás — custa US$ 12 dólares, valor superior a de outros países. “Nos Estados Unidos, custa US$ 3”, comentou. “No Brasil é mais caro que nos países que não têm gás.

Por quê? Porque tem monopólio. Vamos quebrar esses monopólios e vamos baixar o preço do gás e petróleo com a competição, fora a redução da roubalheira”, destacou.

Além disso, Guedes ressaltou que o Pacto Federativo vai permitir a divisão dos recursos públicos da União com os estados e municípios. A arrecadação com o mercado de petróleo será destinada, em parte, para todos os entes da federação. “A nossa ideia é já pegar o pré-sal, mas não é gradual não. Já pega no ano que vem, já joga 70% (para estados e municípios)”, disse. “Não é daqui a 20 anos. Está faltando escola é hoje.

Não é daqui a 20 anos. E esse recurso hoje está no fundo do mar”, completou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

é um prazer em ter seu comentário em nosso Portal